O momento que vivemos é de incerteza e um dos temas que tem sido amplamente discutido é sobre quando as pessoas poderão voltar a sair de casa e voltar a fazer as suas vidas “normais”, incluindo as férias. O Primeiro Ministro, António Costa, apelou para que os portugueses façam férias “cá dentro”. O objetivo é claro: ajudar a estimular a economia nacional, em tempo de recessão, e atenuar o sentimento de insegurança e incerteza que poderá associar-se a viagens internacionais ao longo dos próximos meses. Nesse sentido, decidimos eleger 10 locais incríveis que pode visitar se decidir viajar de autocaravana em Portugal.

E porque é que viajar de autocaravana em Portugal, especialmente neste momento, é uma boa ideia?

Uma das maravilhas de se viajar de autocaravana é poder usufruir de toda a liberdade que ela oferece, para poder parar para comer e dormir sempre que o corpo pede ou o lugar convence. Para além disso, permite gozar as férias mantendo o distanciamento social, necessário neste momento tão particular.

10 locais a visitar para quem decide explorar Portugal de autocaravana

Elencámos um conjunto de lugares únicos, lindos e que darão às suas férias a lufada de ar fresco que todos nós precisamos depois desta quarentena.

1- Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Com início em Porto Covo, no Alentejo e uma extensão areal com mais de 100kms até ao algarve, a costa vicentina é um paraíso para os amantes de viagens, praia e desportos aquáticos.

É uma zona procurada por muitos amantes de caravanismo pois para além de se tratar de uma zona calma, é também lindíssima devido as suas enormes arribas e falésias.

viajar de autocaravana em portugal

Costa Vicentina

2 – Parque Natural da Serra de São Mamede

Situado no alto Alentejo, no distrito de Portalegre e com vistas barbaras para Espanha, encontramos o Parque Natural da Serra de São Mamede.

Aqui, irá encontrar as vilas medievais de Castelo de vide, Alegrete e Marvão. Três vilas fortificadas e carregadas de memórias onde poderá percorrer as ruas medievais e confirmar não só as suas bonitas estórias que compõem a sua historia bem como admirar as paisagens que dos seus altos castelos iram proporcionar um arrepio e fazer perceber o porquê do seu silencio.

viajar de autocaravana em portugal

Marvão

3- Parque Nacional Peneda – Gerês

Para os amantes da natureza, que decidem viajar de autocaravana em Portugal, o Gerês é sem dúvida um pondo de passagem obrigatório. É no noroeste de Portugal que se situa o único Parque Nacional em território Português.
Uma região montanhosa com mais de 60.000 hectares, é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera

Pelo seu valor ecológico, beleza paisagística e grande diversidade de fauna e flora é considerado uma das maiores atrações naturais do nosso país.

Parque nacional peneda gerês

Gerês

4 – Parque natural da arrabida

Serra da Arrábida é uma das mais bonitas áreas protegidas de Portugal. Aqui pode encontrar fantásticas praias desertas entre o azul do mar e o verde da serra. Pode ainda caminhar pelos vários percursos pedestres, observar golfinhos no estuário do Sado e visitar alguns monumentos. Outra fantástica opção para descobrir esta região é optar por uma caminhada ao ar livre, realizando algum dos vários trilhos da arrabida.

O Parque Natural da Arrábida estende-se ao longo da linha que une Sesimbra a Setúbal. Algumas das suas localidades mais emblemáticas incluem Azeitão, o Palácio da Comenda, o Portinho da Arrábida ou o Cabo Espichel.

arrábida de autocaravana

Arrábida

5 – Portas do Rodão
As Portas de Ródão constituem uma ocorrência geológica e geomorfológica localizada nas duas margens do rio Tejo, nos concelhos de Vila Velha de Ródão e de Nisa. Este conjunto natural sobressai pela imponente garganta escavada pelo rio nas cristas quartzíticas da serra do Perdigão.

Este cenário torna-se ainda mais espetacular por ser o habitat de várias espécies de aves como a cegonha preta ou o milhafre-real.

Ideal para quem prefere viajar de autocaravana em Portugal, por rotas menos batidas.

Portas de Rodão de autocaravana

Portas de Rodão

 

6 – Barragem do Castelo Bode

Situada no Rio Zêzere numa zona de grande beleza, a albufeira da Barragem do Castelo Bode é uma das maiores em Portugal e estende-se ao longo de 60 kms entre os concelhos de Tomar, Abrantes, Sardoal e Ferreira do Zêzere.
Rodeada de por uma vasta zona verde, a albufeira oferece excelentes condições para a prática de desportos náuticos ou simplesmente para o lazer em contacto com a natureza.

É sem dúvida um dos locais que deverá visitar com a sua autocaravana pois o que não falta são espaços admiráveis pela sua quietude e beleza para a pratica responsável de autocaravanismo

viajar de autocaravana em portugal

Castelo de Bode

 

7 – Serra da estrela
Viajar de autocarvana em Portugal e não visitar o ponto mais alto, da parte continental do país, seria quase um pecado. É e sempre será umas das maravilhas do nosso querido país. Não tocamos nas estrelas mas sem duvida que ficamos com a impressão de estamos muito perto delas.

Situa-se no centro, nos distritos da Guarda e Castelo Branco, serve de nascente dos rios Zêzere e mondego e, é cenário de grandes nevões no inverno com temperaturas negativas muito para la dos 0º.

serra da estrela

Serra da Estrela

8 – Sintra

Situada na serra de Sintra, “perdida na floresta” e mais parecendo ter saído de um conto de fadas, é reconhecida como Património da UNESCO, na categoria de paisagem cultural protegida.

Tem grande valor paisagístico não só pela sua extensa floresta de montanha, junto ao mar, pelas espécies únicas que alberga, mas também pelos mais belos palácios e castelos que nela se encontram dispostos.

Município do distrito de Lisboa, é reconhecida também pela herança cultural que herdou dos muitos povos que nela habitaram, a influência romana e muçulmana estão muito presentes em todos os seus edifícios.

Não podemos deixar de falar sobre a sua gastronomia, as queijadas de sintra e os travesseiros são doçarias que iram fazer chorar por mais, nada como provar!!!

visitar sintra de autocaravana

Sintra

 

9 – Ria Formosa – Algarve

A Ria Formosa é um sistema natural localizado na Costa Algarvia com uma das mais ricas geologias, faunas e floras europeias.

A Ria Formosa possui características ambientais e paisagísticas que lhe conferem um valor científico, cultural social e económico. As atividades ligadas à pesca, marisco, salicultura e aquicultura são essenciais.

As praias, o tacho que pode provar em qualquer esquina e sobretudo a amabilidade das suas gentes são sem duvidas pontos cruciais para uma quase obrigatória visita a esta zona do Algarve. É um local que tem argumentos suficientes para entrar no roteiro de qualquer um que decida viajar de autocaravana em Portugal.

Ria Formosa

Ria Formosa

10- Serra da Lousã

A serra da Lousã conjuga de forma única a vertente cultural e humana das aldeias de xisto, com a natureza e as possibilidades de lazer que a sua paisagem proporciona.

É casa de veados, javalis e corços que espreitam por entre sobreiros, castanheiros, carvalhos e, claro, pinheiros.
Os inúmeros trilhos pedestres/btt e as suas praias fluviais fazem desta serra um local muito procurado para a pratica de desportos radicais.

Serra da Lousã

Serra da Lousã