Portugal está entre os países mais procurados para férias: e não é para menos. Todos os anos o país aparece na bucket list de muitos estrangeiros, entretanto há portugueses e residentes que ainda não saíram a explorar. Apresentaremos mais de uma razão para que isto acabe: de roteiros pequenos a viagens maiores, há sempre uma road trip em carteira e, desta feita, partilhamos um roteiro de autocaravana pelo Norte de Portugal.

Portugal acima: um roteiro de autocaravana pelo Norte de Portugal

A maior auto estrada do país, A1, liga o Porto à Lisboa e ao longo de 300 km há muito o que explorar. É no norte onde o verde se torna mais denso e se funde com o pedaço mais importante da história do país – o seu começo. As heranças do passado estão por toda parte, e não compreendemos o hoje sem elas.

Esteja preparado para atravessar paisagens grandiosas, sentir-se noutros tempos com solares e mansões decorados com brasões, viver a tradição da hospitalidade e a garantia de estar sempre rodeado por excelentes vinhos e gastronomia de excelência. Neste roteiro vamos sugerir cidades que se destacam pelas suas particularidades e capacidade de surpreender, mas é bom que o viajante tenha em mente que dentro da vastidão da riqueza do norte haverá sempre algo novo a explorar, portanto uma viagem de autocaravana que nos permite flexibilizar o roteiro é mais que ideal.

Caminha, à beira do Rio Minho e com a Espanha já na outra margem, defendeu Portugal de muitas investidas espanholas e francesas, portanto a caminhada por suas ruas e monumentos revivalistas e barrocos certamente irá trazer à imaginação cenas de cinema. As muralhas ainda estão bem preservadas e a Torre do Relógio é a única que ainda existe das três portas que faziam parte da primitiva cerca da vila. Na praia de Moledo estará isolado numa ilha o Forte da Ínsua, que com um pouco de coragem se consegue uma boleia de barco, com um pescador, para atravessar e lá chegar.

Caminha: Roteiro de autocaravana pelo norte de portugal

Foz do rio Minho, em Caminha

Guarde também mais um bocado para a volta. A Ecovia do Atlântico é um percurso que passa pelo rio, pelo mar e pela vegetação local, podendo ser feito a pé ou de bicicleta. Quando bater a fome lembre-se dos pratos típicos como a sardinha de rabito ao alto e em escabeche e a caldeirada à pescador.

Mais abaixo estará o Porto. Uma daquelas cidades singulares que nos percorre tanto quanto a percorremos, e é graças a ela que Portugal tem este nome. A “cidade invicta”, ganhou o seu lugar na História pela heróica resistência, sem nenhum assalto significativo desde 868. É um ponto de paragem obrigatório que não poderia faltar num roteiro de autocaravana pelo Norte de Portugal, pretenda-se este mais ou menos alternativo.

Leia também: Viajar de Autocaravana em Portugal: 10 Locais Imperdíveis…

Deixe-se perder pelos seus bairros típicos, em especial a zona ribeirinha e a baixa. Vale a pena conhecer os azulejos da Estação Ferroviária de São Bento, a Torre dos Clérigos e o Museu Serralves.

Se subir até os jardins do Palácio de Cristal a vista para o rio certamente irá surpreender. Para a hora da fome, uma francesinha, claro. No restaurante Cufra, por exemplo, elas são feitas desde 1974 porém apenas 3 pessoas sabem a receita do molho. Para o fim do dia cruze a ponte Dom Luís (se as vigas fizerem lembrar a Torre Eiffel é porque o projecto veio do mesmo escritório) e vá até Vila Nova de Gaia – as caves de vinho do Porto são um convite a saber porque se batiza um vinho com o nome de uma região.

visitar o porto numa roadtrip de autocaravana no norte de portugal

Ponte Dom Luís, no Porto

Por falar em vinhos, é no Douro que vai encontrar sabores que atravessam o tempo há mais de 2000 mil anos. Conduzirás por serras de xisto transformadas em exuberantes vinhas, talhadas no tempo pela mão dos artesãos da uva. Recomendamos um belo sunset a cruzar a estrada panorâmica N222, entre o Pinhão e a Régua, que não pode faltar em qualquer roteiro de autocaravana pelo Norte de Portugal. Parte fundamental da cultura do autocaravanismo, foi considerada a World Best Driving Road ou em bom português “a melhor estrada do mundo” por ter tudo que eleva o poder terapêutico da condução.

Douro num roteiro de autocaravana no norte de portugal

Rio Douro

Se continuarmos a norte, entretanto, Guimarães pode ser a próxima paragem. Estaremos no berço de Portugal e também do seu primeiro rei, Dom Afonso Henriques. Foi a partir daqui a expansão do reino para o sul – o que ao percorrermos um roteiro de autocaravana por Portugal temos uma noção mais realista do tamanho deste feito. Na cidade encontrará dentro das muralhas medievais o castelo e um centro histórico magnificamente bem preservado.

Leia também: As melhores praias do centro de portugal, para descobrir de autocaravana…

Braga também se destaca por estar situada na História antes dos romanos: outrora Elaneobriga, foi fundada pelos Celtas em 300. a.C, sendo recomendada a vista do alto do Santuário do Bom Jesus do Monte. São 670 degraus mas sem receios: há um funicular (elevador) movido a força hidráulica, situado bem ao lado da escadaria. Já foi dito na literatura que na cozinha minhota é possível descobrir o sentido da vida, então fica nossa dica do conforto sobejamente dos pratos típicos, como os rojões, as papas de sarrabulho, o bacalhau, o arroz pica no chão, os enchidos e claro, o vinho verde.

Santuário Bom jesus do Monte em Braga, Norte de Portugal

Bom Jesus do Monte, em Braga

Parque Nacional Peneda-Gerês: por si só, uma roadtrip para não mais esquecer

Em contraste com tantos monumentos ancestrais a 35 km de Braga via N103 está o Parque Nacional da Peneda – Gerês. É o único parque nacional do país e obrigatório em qualquer roteiro de autocaravana pelo norte de Portugal. Pode esperar paisagens exuberantes, cascatas, aldeias que decidiram ficar no tempo, passadiços, pontes e também águas termais. A serra é predominantemente granítica que resulta em formas de relevo vigorosas e típicas desta morfologia.

roteiro de autocaravana pelo norte e gerês

Gerês

 

Os penedos graníticos dão um toque singular à paisagem pontuada por bosques de carvalhos, sobreiros nativos e cavalos selvagens. A atividade tectónica da região facilita o encaixe de linhas d’água que vem do rio Cávado e Homem. Parece bom? E é.

Antes de mais nada é preciso saber quanto tempo será dedicado à Serra pois ela é grande. Também aconselhamos uma preparação minuciosa prévia pois os pontos de turismo não vão fornecer mais que indicações sobre o seu próprio concelho e o parque está em cinco deles. Aponte as coordenadas e prepare o GPS offline, bem como calçado confortável pois caminhar, já dizia o poeta, é preciso.

road trip no norte de portugal

Um final de dia pode ser indescritível

Um bom ponto de partida é a Aldeia Pitão das Junias, a 1200 metros de altitude, rural e preservada, de gente boa e simpática. Aproveite para provar o bolo de chocolate na Casa do Preto, uma iguaria. As aldeiras históricas de Lindoso e Soajo também merecem a visita, com edificações medievais para proteger a fronteira e os “sabugueiros”, antigamente usados para a secagem do milho que são deveras peculiares!

roteiro de autocaravana no gerês

Aldeias do Gerês

Sobre as cascatas, deixaremos dicas de fácil e difícil acesso. A Cascata do Arado é uma das mais bonitas e procuradas, boa acessibilidade a partir de Vieira do Minho. Se o percurso for demasiado fácil poderá descer 8km até o Poço Azul, uma gema intocada e azul no meio dos vales. Na parte sul, perto de Cabril, vai encontrar a Cascata de Pincães, depois de uma caminhada de mais ou menos meia hora verde
e intimista, que é recompensada pela cristalinidade da água e qualidade do poço.

A Cascata do Tahiti também está entre as mais procuradas, havia um acesso mais fácil e ilegal (era cobrado 1 euro) mas agora faz-se por um trilho na margem esquerda do Rio Arado, por vezes tem de se usar uma corda e não é dos mais fáceis, mas no fim vale mesmo a pena.

A lagoa dos Druídas é bem guardada: fica na aldeia de Tibo, poderá deixar o carro em Tibo e fazer um percurso de mais ou menos 6km, de grau fácil. Era palco para antigos rituais celtas de adoração à natureza e poderá encontrar desenhos e vestígios ancestrais. Na Cascata Portela do Homem o trilho tem 2.5km e a descida é um tanto técnica, entretanto também é mais um “must go”, pois o poço é largo e fundo de água cristalina e a queda d’água lava os olhos e a alma.

Como se todo este cenário não fosse bastante, também não faltam lendas sobre a Serra. Uma das mais peculiares é a da Ponte de Misarela, ao fundo de um desfiladeiro e 13 metros acima do rio Rabagão. Possui um aspecto um tanto torto e tenebroso mas, segundo consta, obra do próprio diabo. Vale a pena ir, olhar para a ponte e decidir se confiaríamos ao seu arquiteto a remodelação da nossa casa de banho . Dizem ainda que ele a vigia, zeloso arquitecto, e há ao lado um altar de pedra perfeito para uma assembléia casual de bruxas, ui. Em busca de ares mais amenos, aquele sunset altamente instagramável aguarda os aventureiros a 829 metros de altura no Miradouro da Bela Pedra. O Gerês é uma jóia e vale sempre lembrarmos do manual do bom viajante de preservação do espaço e de deixar atrás apenas boas memórias e a certeza do regresso.

A descair para o centro, Coimbra e Aveiro são bons motivos para um desvio no roteiro de autocaravana pelo Norte Portugal

Aveiro e Coimbra também são paragens a serem consideradas, mesmo estando mais abaixo. Aveiro é muitas vezes comparada com aquela cidade em Itália que tem os canais pois há alguns séculos o mar recuou e o Rio Vouga se encheu de ramificações, fazendo emergir charmosas pequenas ilhas a caminho do mar. Entretanto pensamos que a cidade tem personalidade de sobra para ter a própria identidade – conhecê-la a bordo de um dos barcos que antigamente recolhiam a planta moliço das águas é uma ótima escolha. Não deixe também de provar o doce mais famoso, os ovos moles e sua textura aveludada.

Leia também: Escapadinha de autocaravana em Aveiro: dicas e sugestões…

roteiro pelo norte de portugal

Moliceiros de Aveiro

Coimbra por sua vez abriga a Universidade de Coimbra, templo de conhecimento desde 1290 e Patrimônio da Humanidade. A Biblioteca Joaquina surpreeende pela arquitetura peculiar e pelo acervo não menos impressionante.

roteiro do norte de portugal de autocaravana

Universidade de Coimbra

On The Go: distâncias e coordenadas

  • LISBOA-PORTO: 303 KM VIA A1
  • PORTO-COIMBRA: 122KM VIA A1
  • COIMBRA-AVEIRO: 63 KM VIA A1
    PORTO-GUIMARÃES: 63 KM VIA A7
  • BRAGA-GERÊS: 37 KM VIA N103
  • Cascata Tahiti – GPS: 41° 42′ 13.392″ N 8° 6′ 34.380″ W
  • Cascata do Arado – GPS: 41°43’25.8″N 8°07’47.9″W
  • Poço Azul – GPS: 41°44’00.6″N 8°06’25.2″W
  • Cascata Pincães – GPS: 41°42’58.7″ N 8°03’34.6″ W
  • Portela do Homem – GPS: 41° 48′ 32″ N 8° 7′ 54″ W
  • Poço dos Druidas – GPS: 41°56’14.3″N 8°14’27.8″W
  • Ponte do Diabo – GPS: 41° 41′ 31.09″ N 8° 01′ 10.57″ W
  • Miradouro da Pedra Bela – GPS: 41°42’56.7″N 8°09’11.5″W