Se decidirmos partir à procura de liberdade e recarregar a barra da felicidade, sem dúvida que o oceano é algo a ter em conta. A costa litoral portuguesa tem mais de 800kms onde pode parar com a tua autocaravana e usufruir livremente de momentos mágicos que a natureza nos premeia e nós, só temos que aproveitar! Sendo o turismo do sul muito mais massacrado pelas massas, vou elencar aquelas que considero serem as melhores praias do centro de Portugal, para explorar de autocaravana, ou não. Uma serie de praias onde é permitido, sem qualquer problema, parquear a tua autocaravana e usufruir do momento.

As melhores praias do centro de Portugal: Top 7

O Baleal

Muito famosa na zona centro, a praia do baleal norte é para muitos, a melhor praia da zona centro, plena de encantos e com um mar bastante apetecível, sobretudo para os amantes de desportos náuticos, como surf e kit surf.

Escusado será dizer que o areal do Baleal é principalmente frequentado pelos mais jovens.

O mar da Praia do Baleal Sul é o que a distingue da Praia do Baleal Norte. Aqui pode ir a banhos tranquilamente, com o mar relativamente calmo, não sendo estas ondas a opção número um dos surfistas.

Mas uma opção acertada é escolher o Baleal Sul para destino de praia, seja pela sua beleza natural, seja pela sua envolvente.
Tem bons apoios de praia para os veraneantes mais exigentes, mas tem sobretudo um espaço só para ti, dado a sua grande extensão de areal.

as melhores praias do centro de portugal

Praia do Baleal

Foz do Arelho

A Praia da Foz do Arelho, junto à Lagoa de Óbidos é um lugar onde a natureza nos brindou com as suas excecionais qualidades terapêuticas e um extenso areal, local de eleição para surfistas, as águas calmas e tranquilas da Lagoa são um encanto para as crianças.

Na zona do pequeno cais, pode comprar toda a variedade de espécies que a Lagoa oferece, do berbigão às amêijoas, nesta praia encontra ótimas esplanadas e restaurantes, onde se pode deliciar com pratos de peixe, enguias fritas, amêijoas e a magnifica caldeirada da Lagoa.

É precisamente a combinação de todas estas valências que torna a Foz do Arelho incontornável, num artigo sobre as melhores praias do centro de Portugal.

as melhores praias do centro de portugal foz do arelho

Foz do Arelho

 

São martinho do porto

Praia de são martinho do Porto

São Martinho do Porto

Praia que se estende ao longo de uma baía deslumbrante, banhada pelo azul do mar. Pelas suas características é ideal para as crianças e para os desportos náuticos.

A baía de S. Martinho do Porto é o último vestígio de um antigo Golfo que até ao século XVI se estendia a Alfeizerão e que se abre ao Oceano através de uma barra, com cerca de 250 metros de largura, entre os morros de Santana, a Sul, e do Farol, a Norte.

Na Avenida Marginal, centro cosmopolita da vila, multiplicam-se as esplanadas, lojas, bares e restaurantes quase todos especializados nos sabores do mar: a lagosta suada, a santola recheada, o lavagante, o robalo, as douradas e o linguado grelhado ou a sardinha assada.

4ª Nazaré

A Praia da Nazaré é um clássico, não só quando se fala sobre as melhores praias do centro de Portugal, como em praias portuguesas no geral.

Conhecida mundialmente pelas suas grandes ondas, detém mesmo o recorde mundial da maior onda surfada.

É também uma praia de pescadores, onde pode encontrar mulheres que vestem o traje tradicional das sete saias a cuidar do peixe que seca ao sol.

Um dos seus atrativos é o seu areal bastante, assim como as várias infraestruturas de apoio para os turistas. Nos dias em que o clima não ajude, não faltaram sítios para visitar nas redondezas. Com a ajuda do elevador suba até ao Sítio para apreciar a beleza desta praia.

as melhores praias do centro de portugal de autocaravana

Praia da Nazaré

5º São Pedro Moel

A praia de São Pedro de Moel é uma das mais pitorescas praias do litoral português. Um pouco pequena, limitada pelo norte por rochas abruptas, e ao sul por um pequeno ribeiro mas com um charme único.

Protegida por uma concha em forma de colina com casas de estilo aristocrático e com excelente localização numa aberta do Pinhal de Leiria.
Não tem boas condições para a prática de desportos náuticos, pois o mar é geralmente agitado.

Praticam-se outros desportos como o voleibol de praia e o ténis. Corre-se e passeia-se de bicicleta. Junto ao farol pratica-se a pesca desportiva e a submarina.

Aproveita para ficar na praia até tarde para assistir ao pôr do sol e desfrutar das noites animadas numa atmosfera elegante e cosmopolita.

as melhores praias do centro de portugal são pedro de moel

Praia de São Pedro de Moel

 

6º Praia Vagueira

Uma praia que para além de uma opção fantástica para ir a banhos, mostra-nos também o mais tradicional das artes da pesca. Um extenso areal protegido por zonas rochosas que impedem o deslizamento de areias.

Na Praia da Vagueira pode-se assistir, ainda hoje, à arte de pesca costeira artesanal conhecida como a Arte Xávega, que remonta ao século XIX.

De barco, os pescadores lançam as redes ao mar e cercam os cardumes. Posteriormente, alam a rede para a costa, com a ajuda de juntas de bois.

Nesta altura, homens e mulheres, colaboram na azáfama de estender a rede pelo areal e dela arrancar todo o peixe que insiste em voltar para o mar.

Para pernoitar, será bem fácil, um pouco mais a sul do centro da vila. Junto ao Vaga Splash onde encontrarás o bar de praia mais simpático da região. O por do sol em frente a praia deserta sem fim é mágico.

Centro de portugal de autocaravana

Praia de Vagueira

7º Praia da Costa Nova

A nossa lista das melhores praias do centro de Portugal termina com a Costa Nova. Trata-se de uma praia com areia muito fina e normalmente ventosa.

O mar é bastante mexido o que permite boas condições para a prática do surf e do windsurf.

Na zona que se estende a sul do parque de campismo da Costa Nova (a sul da povoação), ao longo de mais de um quilómetro, pratica-se o naturismo.

A Praia da Costa Nova, constitui, sem dúvida, uma das mais marcantes imagens das praias portuguesas, contemplam-se as casas de cores fortes, pintadas em riscas, predominantemente verticais, que tornam a avenida principal bastante colorida.

praia da Costa Nova

Costa Nova