Escapadinha de Autocaravana em Aveiro

A região é feita de praia, praia, praia e ovos moles. É uma zona de tranquilidade, que abunda em simpatia com gentes acolhedoras e acima de tudo, é uma zona com muita cultura de mar. Por isso tudo, e pelo que vos vamos sugerir já a seguir, passear de autocaravana em Aveiro é um dos programas mais convidativos que Portugal tem para oferecer, tenhamos a nossa ou tenhamos que a alugar.

alugar autocaravana em aveiro

O Itinerário para a escapadinha de Autocaravana em Aveiro

Nesta regiao é possivel de pernoitar bem junto a praia. Para encontrar locais e assim e lá chegar com facilidade, basta consultar o site park4night.com, onde encontrarão as indicações.

Não há uma ordem especial de como devem fazer o itinerário. A opção São Jacinto terá que ser bem ponderada pois trata-se de um dos locais mais isolados de Portugal. Ali, só paz e sossego.

Convem assegurar que têm tudo o que precisam antes de apanharem o ferry.

Como temos sempre preferência em comecar pelo mais calmo, nesta escapadinha de autocarava em Aveiro,  partemos em direçao a São Jacinto.

São Jacinto é basicamente uma base aérea de paraquedistas. Tem alguns pescadores e dois ou três restaurantes de peixe, um estádio olímpico baptizado de Teresa Machado que é a recordista nacional do lancamento do Disco e que bateu alguns dos records nacionais naquele complexo desportivo.

É uma zona onde se encontra um dos parques nacionais mais bonitos do pais. O parque natural das dunas de São Jacinto.

São Jacinto sendo um dos vilarejos mais isolados de Portugal o melhor para la chegar é através de ferry. Para atravesar com a campervan terao de se dirigir até ao forte da barra e apanhar o ferry nos horarios seguintes.
– 8:05, 8:55 e 12:45 dias uteis e 10:20 e 12:45 fins de semana e feriados.

Escapadinha de autocarvana em Aveiro: dia 2

No dia seguinte, depois de um banho refrescante no Atlântico e de ter aproveitado as praias desertas, partimos em direção a Aveiro.

Aveiro, conhecida como “a Veneza de Portugal”, é uma cidade situada na costa oeste portuguesa conhecida pela sua ria, pelos barcos que nela navegam, pelo peixe, pelos famosos ovos moles e ainda pela sua arquitetura Art Nouveau.

Escapadinha de autocaravana em aveiro

Estacione a sua autocaravana, aproveite para almoçar um bom peixe grelhado com legumes no famoso “Zico” e prepare-se para um passeio por esta linda cidade.

Antes de iniciar, aconselhamos a deslocar-se ao posto de turismo para obter um mapa da cidade, será mais fácil para se orientar na cidade. Ao longo deste passeio vai passar por vários belos exemplares da arquitectura Art Nouveau, vai encontrar também várias padarias que produzem varios doces tradicionais de Aveiro todos feitos essencialmente com açúcar e ovos.

Durante a sua caminhada, a certa altura vai encontrar a “Travessa do Rossio“. Uma ruela que o vai levar até à pequena praça onde se encontra o mercado do peixe (só funciona durante a manhã). Continuando pela “Rua do Tenente Rezende” até chegar a uma praça, suba até à Igreja de Vera Cruz e espreite o seu interior. Tudo pontos de passagem obrigatória num programa de autocaravana em Aveiro.

Ao longo destas estradas a partir do centro, poderá apreciar as casas típicas de Aveiro e as suas belas obras de azulejos. Procure a Rua das Salinas, no final desta, encontrará a Capela de São Goncalinho, uma pequena e encantadora igreja do século XVIII que homenageia São Goncalinho. O Santo mais conhecido pelo seu poder de curar reumatismos e relações amorosas terminadas! As duas únicas coisas que dizem respeito ao pescador local.

Pode parar e descansar para um copo de vinho nos barzinhos perto da ria, são muito agradaveis e de puro destress.

Depois de terminada a caminhada, está na hora de partir rumo às praias mas não sem visitar a famosa « Padaria Veneza », aproveite para comprar uns doces tradicionais e uns pasteis.

salinas de aveiroEm direccao as praias, vire para a Costa Nova. Durante a curta viagem que separa Aveiro da Costa Nova desfrute das paisagens de salinas onde ainda hoje em dia se produz sal e ao passar o porto de pesca da Gafanha da Narazé, aproveite para ver os barcos de pesca de bacalhau. Trata-se do maior porto de pesca de bacalhau do pais. Tanto as Salinas como o porto de pesca serao uma boa desculpa (se tiver tempo e curiosidade) para sair da sua rota e fazer uma visita de mais perto.

 

Chegando a Costa Nova, procurem espaco para pernoitar junto a igreja matriz que se encotra bem junto a praia. O mercado de peixe esta aberto até tarde mas se optarem por jantar num restaurante, deixo-vos algumas sugestoes boas e baratas numa pequena seleccao abaixo.

A Costa Nova com as suas tipicas casas listadas proporciona uma estadia agradavel. Poderao se aventura no kite surf ou vela e aproveitar tambem da beleza da ria de Aveiro.

Costa Nova Aveiro

Se estiverem interessados em fazer uma escapadinha cultural no dia seguinte poderao ir ate à Vista Alegre que se encontra a apenas a 20min de carro, visitar a fabrica, o museu e a loja. Uma experiencia que não vos vai deixar indiferentes. Leiam um pouco da historia da Vista Alegre antes de irem e vão ver que não se arrependem.

Alugar uma autocarvana em Aveiro e explorar a zona: dia 3

Terceiro dia, vamos descer até a Praia da Vagueira e a sua Arte Xavega. Na Praia da Vagueira pode-se assistir, ainda hoje, à arte de pesca costeira artesanal conhecida como a Arte Xávega, que remonta ao século XIX. De barco, os pescadores lançam as redes ao mar e cercam os cardumes. Posteriormente, alam a rede para a costa, com a ajuda de juntas de bois. Nesta altura, homens e mulheres, colaboram na azáfama de estender a rede pelo areal e dela arrancar todo o peixe que insiste em voltar para o mar. A pesca faz-se todos os dias excepto segunda feira e nos dias que o mar nao o permite. Tente ir cedo, por volta das 8 da manha e ainda ira a tempo de dar uma mao aos pescadores que nao deixarao de o recompensar com uma mao cheia de sardinhas.

Para pernoitar, sera bem fácil, um pouco mais a sul do centro da vila. Junto ao Vaga Splash onde encontrarão o bar de praia mais simpático da região. O por do sol em frente a praia deserta sem fim é magico.

Neste local, também se poderão inscrever nas aulas de surf, com os monitores mais simpáticos do mundo.

Onde comer (convem reservar com antecedencia mesmo no take away)

Gafanha da nazaré

Cantina Bar da Lota – Inserido no recinto da lota da gafanha da Nazaré. Nao hesitem em avancar em direccao a guarita e dizer que vao para almocar a Cantina. Nao hesitem em abordar os pescadores se quiserem comprar uns quilos de peixe fresco para o jantar.

Zé Zé das Caldeiradas  – A zona da ria é famosa pelas suas enguias e aqui encontram se as melhores que ja comi.
Take Away – « A Tasca » e o seu delicioso Frango Grelhado ou o “Ra Po Tacho” com uma variedade deliciosa de pratos

Costa Nova e Vagueira

Na Costa Nova aconcelho o Canstra do Fidalgo

Se quiserem comprar peixe fresco aconselho o mercado de peixe da Costa Nova ou o da Vagueira (peixinho fresquinho acabadinho de sair do mar). Ao da Vagueira convem ir antes das 10. Se não tiverem grelhador (podem comprar um junto ao Mercado da Costa Nova ou entao usufruam dos grelhadores publicos junto ao parque de campismo da Vagueira.

Onde posso alugar uma autocaravana em Aveiro?

A Roadyng faz aluguer de autocaravanas em Portugal, com serviço de entrega e recolha na cidade. Descobre as campervans e as vantagens que temos à espera.